Esfoliantes sem plástico (e sem prejudicar o meio ambiente!)

A gente já tá cansada de saber os perigos dos sulfatos e parabenos para o cabelo e de como a técnica low poo - que os retira da rotina capilar - pode ajudar na manutenção, hidratação e recuperação das madeixas (se quiser ler mais sobre isso, tem um guia definitivo mastigadinho aqui). 

Se fazemos isso com o cabelo, por que não com a pele também? Principalmente quando o assunto são esfoliantes. Em boa parte desses produtos disponíveis no mercado, contém plásticos, que são aquelas bolinhas/micropartículas. 

O resíduo do que a gente usa (principalmente em esfoliantes e pastas de dente), por ser muito pequeno, acaba passando pelas redes de esgoto e sendo despejado nos oceanos! O que acontece é que isso impacta de uma maneira muito grande os ecossistemas marítimos (tem um link muito interessante sobre a produção de plástico e a morte de animais marinhos aqui). E tem mais: se você come peixe ou outros animais marinhos, provavelmente pode comer esse plástico!  

Antes de tudo: como vou saber se o esfoliante ou pasta de dente que eu uso tem componente plástico?
A melhor (e mais segura) maneira de saber é sempre olhando a embalagem. Os nomes mais comuns em português são polietileno e polipropileno. Mas algumas embalagens trazem nomes em inglês, como:

Polyethylene, polypropylene, polyethylene terephthalate, polytetrafluoroethylene, polymethyl methacrylate e nylon.

Também tem um app super bacana feito por duas ONGs holandesas - a North Sea Fundation e a Plastic Soup Fundation -, chamado Beat the microbead, que identifica através do código de barras se o produto usa ou não microesferas de plástico. Você pode baixar o app para iOS e Android. As ONGs também fizeram uma página com uma lista de produtos brasileiros que possuem microesferas de plástico. Você pode conferi-la aqui. É importante dizer que o Brasil não possui NENHUMA regulação que proíba o uso de microesferas plásticas em cosméticos (!!!). Tem inclusive uma petição da Avaaz para proibi-las (assine aqui!)

Quais produtos não possuem componentes plásticos na composição?
Pra nossa felicidade, nos últimos anos muitas marcas (brasileiras ou não) - como a Natura, O Boticário, a L'oreal e outras - baniram o uso de microplástico na produção. Além delas, marcas mais naturebas - como a The Body Shop e a Cativa - também não utilizam componentes plásticos, com alternativas biodegradáveis no lugar.

E se eu quiser fazer meu esfoliante em casa?
Melhor ainda! Açúcar, mel, abacate, óleo de coco e muitos outros ingredientes funcionam super bem e vão deixar sua pele radiante. Alguns posts que já tratamos sobre esfoliações caseiras: 1, 2 e 3.  

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.