Viajandinho: o guia definitivo das passagens de avião
Se o Blogandinho não servir pra te ajudar em TODAS as áreas da sua vida, então a gente tá fazendo nosso trabalho errado. Foi pensando nisso e em você, seguidor viajante, que resolvemos facilitar sua vida quando o assunto é passagem de avião. Então aqui vão algumas dicas e macetes pra você comprar sua passagem sem neura e com preços em conta:
Programe-se sempre que possível: sim, é uma dica batida mas sempre vale a pena repetir. Comprar com antecedência vai salvar seu bolso na maioria das vezes! Os preços mais em conta geralmente estão por volta dos 3 meses anteriores à viagem.
Se decidiu sua viagem de última hora, opte por datas flexíveis: eu sei que é muito mais fácil fazer viagens em feriados e dias não-úteis, mas os melhores preços geralmente ficam em dias de semana. É questão de oferta e demanda: os preços vão ser muitos mais altos em alta temporada, férias e feriados.
Se inscreva no newsletter da empresa aérea e ative alerta de preços: assim, quando tiver uma super oferta pro destino escolhido que entre no seu orçamento, eles irão te avisar por email.
Sites de comparação de preços de passagem são uma boa, mas cuidado: muitas vezes os valores de taxas e impostos só vão aparecer no final da compra, então fique de olho pra ver se estão inclusos no valor mostrado inicialmente. Dá pra colocar vários filtros de acordo com sua vontade: voos diretos ou com escala, horário de partida e etc. Sempre compare os preços entre os buscadores.
Alguns sites de comparação confiáveis: Decolar (acho o melhor pra ter ideia dos valores finais, já aparece com taxas e impostos e inclusos; além disso é uma agência de viagens online, ou seja, dá pra comprar direto pelo site), Voopter, Momondo e Skyscanner. Esses últimos três são buscadores, que te encaminham para o site da companhia aérea para fazer a compra por lá.
Outro ponto muito importante: no site da Decolar, por exemplo, não dá pra escolher a sua poltrona na hora da compra, só no check-in. Às vezes, dependendo do valor, compensa comprar diretamente pela companhia pra ter a possibilidade de escolher na hora da compra.
Pesquise em diferentes dias e horários: algumas companhias aéreas aproveitam o baixo movimento e o horário para liberar promoções relâmpago. Tente sempre de madrugada e nos finais de semana!
Limpe os cookies do seu navegador e navegue com a janela anônima: importantíssimo! A gente tá careca de saber que muitas empresas se aproveitam dos nossos dados (de pesquisa, inclusive) pra saber nossos interesses e valorizar preços de determinadas coisas. Pra navegar com janela anônima, CTRL + SHIFT + N.
Sempre opte por fazer check-in online: além de economizar tempo no aeroporto, é super simples. É só fazer pelo site ou aplicativo de celular da companhia aérea, geralmente de 72h a 48h antes do voo. Nossa correspondente internacional (rs) Letícia Georgiou disse que algumas companhias aéreas da Europa, principalmente as com voos de baixo custo, acabam cobrando pelo check-in feito presencialmente.
Busque as passagens individualmente, ainda que não vá viajar sozinho: isso economiza bastante, porque os buscadores e companhias aéreas entendem que você vai reservar poltronas conjuntas. Se pesquisar individual, os valores vão ser mais baixos.
Faltou alguma dica?
Qual vai ser o próximo tópico do Viajandinho?
Beiju
Nenhum comentário: