Lidos do mês | Outubro 2018

Vamo mostrar cultura pra esse povo?! Terminando o mês (e quase o ano!!) com muita leitura! Cada dia mais feliz com a superação das minhas metas de leitura. Tô lendo muito gênero e muito autor que tinha ~preconceitinho~ e me mostrando muito mais aberta a todos os tipos de livros (inclusive, se tiver alguma sugestão, só mandar!)

Bora pras leituras do melhor mês do ano (também conhecido como mês do meu aniversário):


O elefante desaparece, de Haruki Murakami
Um dos meus gêneros preferidos é o conto. Apesar de rasgada e às vezes muito explícita, curto bastante a escrita do Murakami. São na maioria contos que misturam a monotonia do dia-a-dia com alguns elementos fantásticos, que de uma forma ou outra dizem muito sobre os personagens.

Garota Exemplar, de Gillian Flynn
Eu assisti o filme há algum tempo, então de certa forma já sabia o que esperar, mas: fenomenal! Curti muito mais, devorei o livro em alguns dias e só me arrependi de não ter lido ele antes de ter assistido o filme. Muito bom, muito emocionante e engana nossa mente até a última página. Se nunca ouviu falar sobre, é a história da esposa que desaparece, e a luta do marido em provar para a imprensa e para a polícia que ele não a matou.

O sol na cabeça, de Geovani Martins
Leiam escritores brasileiros! É o primeiro livro publicado do Geovani, que nasceu em Bangu e morou na Rocinha, no Rio de Janeiro. São contos que tratam da vida em comunidades pobres, com todo o cotidiano, linguagem e trejeitos da população. Os contos também falam sobre as condições e a maneira com que a polícia e pessoas de fora tratam a população.

O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
Um conto rapidinho pra quem quer espairecer ao mesmo tempo em que lê um autor clássico como o Saramago. É uma metáfora do mundo e também do próprio ser humano, com suas angústias e ambições.


O elevador ersatz, de Lemony Snicket
Sigo firme na meta de reler as Desventuras em Série! O volume 6 conta sobre a mudança dos Baudelaire para uma cobertura super chique, com um casal extremamente único. Pra variar, a leitura flui super bem.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
Mais um clássico. Ouvi tantas vezes que esse livro era essencial pra entender um pouco de alguns momentos na nossa história e desenvolver um senso crítico que não pude deixar de ler. É um futuro distópico onde não se pode ter livros. Quem tem acaba sendo preso e a casa incendiada por bombeiros específicos para isso.

Dias de abandono, de Elena Ferrante
Confesso que foi difícil terminar esse. Como é a história de uma mulher recém divorciada que se vê presa ao ex marido em mil e um aspectos, o livro tem essa pegada: é maçante, esparramado (se isso fizer algum sentido). Ela tem algumas paranoias e isso reflete na forma como o livro é escrito.


Cidade Sinistra dos Corvos, de Lemony Snicket
Mais um das Desventuras em Série, desculpa! Eu acabo me empolgando e lembrando o porquê de eu curtir tanto a série! Nesse volume, os Baudelaire vão até uma cidade cheia de corvos e repleta de leis, e seus tutores vão ser nada mais nada menos do que todos os cidadãos!

Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles
A Lygia é uma autora consagrada brasileira, e Ciranda de pedra foi o primeiro livro dela que eu li. Conta a história de uma menina que, após a mãe divorciada morrer, acaba indo morar com o pai viúvo, o qual sente muito distante.

Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Um livo enorme, mas que vale cada página lida. É a história de uma nigeriana que mora por um tempo nos Estados Unidos, acaba voltando pra Nigéria e tem que lidar com todas as mudanças do país - e nela mesma. O livro escreve muito bem sobre a questão racial nos Estados Unidos, a diferenciação entre nativos e imigrantes e outras coisas mais.

Praticamente em todo post falo isso, mas é sempre bom reforçar: vamos ler mais autorAs e também autores brasileiros! É muito importante dar visibilidade pra esses núcleos, principalmente no momento em que a gente tá vivendo ;)

*ps: minhas leituras são na maioria pelo Kindle. Se tiver interessado em dicas e informações sobre ele, acessa esse link aqui.

Até mês que vem!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.