#MínimaVida: como montar um armário-cápsula


Eu sou extremamente curiosa. E quanto mais eu entrei no mundo do veganismo, mais comecei a me preocupar com sustentabilidade. A indústria da moda é uma das que mais contribui pra poluição e também pro consumo desenfreado. 

Agora pensa um pouquinho comigo: quantas peças de roupa você comprou nos três últimos anos, por exemplo? Dessas, quantas você realmente usou e continua usando? E fora essas, quantas no seu guarda-roupa você usou pelo menos uma vez no último ano? Pois é! 

Você também pode gostar: como comprar como um minimalista? 

Se você quer se aprofundar ainda mais nessa interação entre moda e sustentabilidade, indico ler o post colaborativo que fizemos com a Joana Uchôa. A Joana faz customizações e fala bastante sobre uma moda ética. Você pode encontrar o post aqui. Outra pessoa que eu curto muito acompanhar é a Giovanna Nader, do Projeto Gaveta. E foi vendo o conteúdo dela que aprendi mais sobre o armário-cápsula. Vamos às perguntas: 

O que é e pra que serve um armário-cápsula?
Pra ser bem simples de explicar, um armário-cápsula é uma limitação de peças do seu guarda-roupa. Você escolhe a quantidade de peças (e o estilo, a forma) de acordo com seu gosto pessoal e do clima onde você mora. Os objetivos são vários, mas o mais bacana é que você pode ir além das peças a que tá acostumado a usar, passar a usar outras, diminuir o consumo sem freio, não perder tanto tempo escolhendo roupas e redefinir o jeito que você usa algumas peças. 

Como definir as peças do meu armário-cápsula? 
O melhor lugar pra arranjar inspiração e te ajudar a escolher peças e cores é o nosso querido e amado Pinterest! Dá pra fazer uma pastinha com peças parecidas com as que você tem e formas diferentes de usá-las. Se você mora em um lugar com as estações pouco definidas como aqui em São Paulo, dá pra montar dois armários-cápsulas (com peças mais pro frio e mais pro calor), mas você pode adequar de acordo com o lugar onde você vive. 

O armário-cápsula é flexível e pode ser adaptado sem problema nenhum. O número de peças é determinado por você. Você pode ou não incluir no número de peças definido: calçados, acessórios, lingerie, peças pra praia e piscina, roupa de academia e pra festa...

Uma ideia pra ficar mais prático de decidir o que entra ou não no seu armário-cápsula é a tática das 4 pilhas. Geralmente a proporção é de 3 a 5 peças de cima (camisetas, camisas, regatas) pra 1 peça de baixo. Óbvio que é muito mais fácil escolher peças neutras e que combinem entre si, mas por que não ousar? Assim você também acaba se desafiando e reinventando seu estilo!   

Caso ainda tenha alguma dúvida, esse vídeo da Giovanna Nader é super útil e mega exemplificativo:


Espero que tenham gostado!
Beijo 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.