Lidos de Fevereiro | 2018
Não é porque o mês é menor que a gente deixa de ler em Fevereiro não, viu? Continuo firme no meu compromisso comigo mesma de ler o máximo que eu puder. Tá baba porque ainda não começaram as minhas aulas, mas vamo lá...
Flux, de Orion Carloto
Fazia tempo que eu tava órfã de livros de poesias (tipo o da Rupi que vou falar aqui embaixo), e numa publicação da Manoela Meinke no instagram vi essa indicação incrível. O Flux é um livro de poesias muito intimistas que falam muito sobre problemas de relacionamentos e no impacto que eles têm na sua vida. A própria autora diz que eles foram importantíssimos pra ser quem ela é hoje! É um livro lindo e forte. Infelizmente só achei em inglês :(
the sun and her flowers, de Rupi Kaur
Desde que a Rupi anunciou o lançamento, fiquei louca pra ler! Assim como o primeiro livro (milk & honey, ou traduzido, outros jeitos de usar a boca), esse é dividido entre quatro capítulos que falam sobre os estágios de uma flor (wilting, falling, rooting, rising e blooming). São poemas sobre família, relacionamentos, autoconhecimento, heranças culturais e empoderamento lindíssimos. Ainda não saiu a versão traduzida pro português (vai chamar o que o sol faz com as flores), mas você encontra a versão em inglês pra comprar ou o ebook em inglês pra baixar.
Você também pode gostar: Rupi Kaur muito além de 'milk & honey'
Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho
Foi o último que acabei de ler, e confesso que é uma leitura bem densa. Achei muito interessante o jeito como os personagens são descritos e abordados (é uma descrição bem psicológica), mas muitas vezes o autor viaja no seu próprio pensamento! É a história de um homem que trabalha em uma agência humanitária e que se apaixona por um poeta e estudante mexicano.
O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe
Sabe aquele livro que você se conforta só de pensar em ler? Apesar de não ter tantas páginas, a história de um pescador que adota um menino e o faz entender o verdadeiro significado de família é lindíssima! Lembra bem o universo fantástico de Mia Couto (tem um pouquinho sobre os livros dele aqui e aqui).
Mulheres, de Eduardo Galeano
Pedi uma indicação pro moço da livraria do Eduardo Galeano (já tinha lido o mais famoso, As veias abertas da América latina) e esse tava dentre os que ele me mostrou. São "contos", histórinhas bem rápidas que têm sempre como personagem principal uma mulher. Aí tem desde mulheres "desconhecidas" como famosas (Frida, Marilyn e outras). Flui super bem e é bem incrível!
Contos de aprendiz, de Carlos Drummond de Andrade
São 15 os contos no primeiro livro de contos do Drummond. Apesar de ter gostado muito, ainda sou muito mais fã da sua poesia. Apesar disso, é quase um livro autobiográfico, por dar a impressão de que muitas das histórias aconteceram com o próprio Drummond!
Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon
Foi um dos meus preferidos, e li rapidinho! As ex-namoradas Cora e Júlia se reencontram depois de um bom tempo separadas pra realizar um dos seus sonhos: viajar pela serra gaúcha, em cidadezinhas pequenas. Nesse tempo, elas revivem memórias e lembram os motivos pelos quais terminaram, além de pensar no mundo ao seu redor.
Se quiser acompanhar minhas leituras em tempo real, tô sempre atualizando o Skoob! Me adiciona lá :)
Nenhum comentário: