SOS Cabelo: os melhores jeitos de usar chás no cabelo
Não é de hoje que ingredientes que a gente usa pra nossa alimentação começaram a ser usados como cosméticos, né? Principalmente com toda a onda de low poo e no poo usando bicarbonato, vinagre e óleos (AMÉM, ÓLEO DE CÔCO), fica cada vez mais fácil adaptar pra nossa rotina capilar.
*adendo: se quiser ver todos os nossos post que falam de low poo, acessa esse link aqui.
Sempre bom lembrar que os melhores chás são aqueles vendidos em casas de produtos naturais, e não aqueles industrializados (porque possuem conservantes e outras coisinhas nem tão boas assim).
Chás para diminuir a caspa: manjericão e sálvia
Os dois são antibactericidas e ajudam demais a tratar o couro cabeludo que "descasca" e que tem muita caspa. Se você tiver cabelo claro, cuidado com o chá de sálvia que ele escurece os fios! Pra cada 4 colheres de erva, 1 xícara de água. Só ferver, deixar esfriar e usar como último enxágue na hora de lavar o cabelo. Melhor ainda se fizer inversão capilar.
Chás para diminuir a oleosidade: urtiga, canela e chá verde
Eles controlam a oleosidade de maneira gradual, então é bom usar por um tempinho. Pra cada colher de erva, 2 xícaras de água. Ferver, deixar esfriar e usar como último enxágue depois do condicionador. É bom fazer o esqueminha de massagem no couro cabeludo!
Chás para escurecer o cabelo: sálvia, henna e chá preto
Já vi muita gente reclamando que a tintura de cabelo dá alergia (minha mãe mesmo), e outra opção além da henna normal são os chás que escurecem o cabelo. A vantagem é que eles não ficam tão marcados! Pra cada colher de erva, 1 xícara de água. Ferver, deixar esfriar e colocar em um borrifador pra ficar mais fácil. Borrife no último enxágue, deixe agindo por 10 minutos e enxágue. Pra fazer efeito, use em até 3 vezes na semana.
Chás para clarear o cabelo: camomila e chás cítricos
Se você ainda não testou o sun in da Phytoervas e prefere algo mais natural, esses chás são uma boa. Só vale lembrar que eles funcionam melhor se expostos ao sol! Ferva 3 xícaras de água, coloque 4 colheres de camomila e casca de laranja (opcional). Tampe e deixe descansar por meia hora. Aí é o mesmo esquema, colocar em um borrifador e usar antes de condicionar, deixando agir por 10 minutos e enxaguando com água fria depois e condicionando. Também dá pra usar antes de lavar o cabelo, aplicando com o borrifador e deixando ele exposto ao sol.
Chás para crescer o cabelo: alecrim, jaborandi, hibisco e chá preto
Todos esses, além de estimular o cabelo, ajudam na prevenção da queda. Só cuidado com o chá de hibisco e o chá preto com cabelos mais claros, porque mancham e escurecem o cabelo! Pretendo fazer essa misturinha de hibisco e alecrim pra um shampoo bomba caseiro em breve ;) 2 colheres de erva pra 3 xícaras de água fervidos e deixados descansar por 1 hora. Usar como último enxágue, sem enxágue de água normal!
Chás para queda de cabelo: bétula, alecrim e jaborandi
Como é um tratamento, é importante o uso contínuo desses chás para que faça efeito. A quantidade: 1 colher de erva para cada 1 xícara de água. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Dá para aplicar todo dia no cabelo, sempre massageando bem para ativar o couro cabeludo.
Obs: peguei várias informações de um post no Pinterest do Oh, Lollas :)
Nenhum comentário: