#MínimaVida: Comprando como um minimalista


Desde que fiz a entrevista com a Joana Uchôa sobre algumas atitudes que a gente pode fazer pra transformar a moda em ética, confesso que o bichinho do minimalismo me picou. Sempre fui muito ligada na sustentabilidade, mas óbvio que a gente acaba deslizando as vezes. 

Como é sempre bom se reinventar, por que não experimentar o minimalismo não só na moda como em todos campos? A própria Netflix tem vários documentários sobre o assunto (tão todos na minha lista e eu juro que vou fazer um post só sobre isso), e no Pinterest você também acaba encontrando muito material.

Pra começar essa categoria +qd+, que tal refletir sobre alguns hábitos de compra que a gente tem no dia-a-dia e nem percebe? Com inspiração em alguns sites da gringa, separei algumas perguntas pra você fazer pra você mesmo quando quer muito comprar alguma coisa (mesmo sabendo que não precisa daquilo tanto assim...):

Eu realmente preciso disso?
Só essa pergunta já salvaria muita coisa de ser comprada sem necessidade. Eu sei que na hora parece que você precisa da brusinha, do porta-retrato ou de qualquer coisa mais do que tudo na vida, mas você realmente precisa disso pra viver ou consegue se virar sem?

Eu já tenho alguma coisa que tem a mesma função que isso?
Ok, você precisa da coisa urgentemente. Mas será que você já não tem algo na sua casinha que tenha a mesma função dela? Por exemplo, outros pincéis de maquiagem ou beauty blenders. Eles estão tão surrados a ponto de você precisar de novos?


Eu vou usar isso? 
Não adianta nada precisar muito de algo e quando finalmente comprar, deixar ele parado sem usar e juntando poeira. Se você usar constantemente, é um investimento que vale a pena ser feito. Se for fogo de palha, pense bem pra não gastar dinheiro à toa. 

Onde eu vou guardar isso?
Especialmente pros acumuladores: mentaliza sua casa, seu quarto, e lembra bem de todas as coisas que você já comprou jurando que usaria e não usou. Elas tão lá guardadinhas, né? Pensa bem se tem espaço pra mais uma coisa que não vai ter utilidade pra você! 

Isso combina com as coisas que eu já tenho?
Essa é uma ótima pergunta pra se fazer quando você for comprar roupas. Parece um pouco aquela loucura de arrumar feed do Instagram, mas juro que não é. Quanto mais você pensar se aquela peça específica combina com outras do seu guarda-roupa, mais fácil vai ser amá-la ou deixá-la. 

Eu amo isso?
Não seja influenciado por seus migos!!! Antes de comprar qualquer coisa, pense bem se você ama aquele objeto/coisa/roupa, e não só se gosta. Se você SÓ gostar, as chances de você acabar enjoando são muitas. 

Eu ainda vou amar isso quando a modinha passar?
Essa é uma das mais importantes na minha opinião. A gente sabe que vai muito na onda das modas, mas já parou pra pensar que seus investimentos podem ser atemporais? Comprar roupas de brechós, por exemplo, são uma boa alternativa. 

E aí, pretende ter uma vida mais minimalista?
Beijo 

2 comentários:

  1. Cara, eu tô muito nessa vibe. Amei o post!
    Aqui vai uma dica: além dos documentários, vale a pena ler o livro "Menos é Mais" da Francine Jay. É uma leitura deliciosa sobre o minimalismo com dicas super práticas. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Carol! Vou procurar o livro pra me informar mais sobre o assunto ♥️

      Excluir

Tecnologia do Blogger.