App do mês: Moda Livre
Você sabe se a sua marca de roupa preferida faz uso de trabalho escravo? Ou se ela tem alguma política ou medida pra combater isso? O app Moda Livre tenta responder essas perguntas de uma maneira super simples pra que você consiga ver dados de marcas de maneira transparente.
O desenvolvedor do app, Repórter Brasil, monitora a atividade de mais de 119 marcas/grupos varejistas que atuam no Brasil. Funciona assim: eles mandam um questionário base para a marca, que as dividem em três classificações (boa, média e ruim). A marca que não responde o questionário já é mandada pra pior avaliação por falta de transparência.
Você também pode gostar: Como transformar a moda em ética | com Joana Uchôa
Entre as marcas com pior avaliação, Forever 21, Colcci, Hope, M. Officer, Puma, Tng. Na melhor classificação, só 18% das marcas monitoradas. É algo pra se pensar, né?
Todas essas marcas já foram flagradas pelo Ministério do Trabalho por algum caso de trabalho escravo. O questionário tem 4 principais setores: políticas da empresa para combater o trabalho escravo, monitoramento (fiscalização), transparência e histórico da empresa com o trabalho escravo.
Cada marca possui seu próprio resuminho, contando sobre ela, e dá pra saber se ela respondeu o questionário ou não. Caso tenha respondido, dá pra ver ele na íntegra! Também dá pra acessar notícias de alguns casos de trabalho escravo das marcas que tão no aplicativo.
Você também pode gostar: The True Cost
Em um mundo onde é cada vez mais necessário optar por formas de moda sustentáveis pra não agredir o meio ambiente e, principalmente, que em que qualquer pessoa possa ter condições de trabalho dignas, é importante saber em quais condições sua roupa foi produzida.
Você pode baixar ele pela App Store ou pela Play Store :)
Nenhum comentário: